sábado, 5 de fevereiro de 2011

Iemanjá

Durante uns bons anos eu passei o reveillón na praia. Mistura de dureza e falta de opção. É simples assim: junta uma pequena galera, compra bastante bebida e alguma comida e vai pra casa de alguém que more perto da praia. Tem que dizer que vai ter uma festa, pra parecer menos looser. Depois de beber e comer, ver os fogos na praia fica bem mais interessante.

Eu costumo comprar uma florzinha pra Iemanjá. Já que vou fazer uns pedidos, não custa nada levar uma oferenda. Suja a praia? Sim, mas é lixo orgânico, deteriora rápido. E dizem que os peixes comem (adoro "dizem": tira a culpa dos nossos ombros e não coloca ninguém na roda).

À tarde, montes de camelôs vendendo flores nas ruas de Copacabana, e eis que eu vejo um vendendo palmas lilases! Eu nunca tinha visto antes, e achei o máximo! Pensei: "Palma lilás é bem exótico, acho que Iemanjá vai adorar!". Comprei na hora e, como ainda era cedo, chegando em casa coloquei num copo com água pra não murchar.

O tempo foi passando, comidinhas e bebidinhas... Em torno de 22:30 decidimos ir nos encaminhando para a praia. Lentamente, em virtude das garrafas de vodka vazias em cima da pia da cozinha. Obviamente não esqueci de levar minha palma lilás.

Chegamos até a praia com nossas garrafas de champanhe (estouramos algumas antes da hora porque estava demorando muito pra dar meia-noite e precisávamos beber mais). E eu segurando a palma lilás.

Meia-noite! Fogos, todos se abraçam, banho de champanhe, hora de jogar minha palma lilás no mar. Quando olhei para ela, estava quebrada, em frangalhos, e eu disse: "Não vou oferecer essa flor assim pra Iemanjá, pega até mal.". Joguei a flor no asfalto e completei: "Vou deixar aqui, se ela quiser que venha buscar. Melhor ela nem ver... vai que leva a flor quebrada e me manda um namorado broxa?".

Naquele ano não me lembro de ter namorado ninguém. Ainda bem.

Um comentário:

Unknown disse...

Tem que respeitar a entidade. A flor tinha que ser inteira! Sorte sua por não ter magoado a moça do mar.
Bjo!